
Não me interpretem mal. O filme The Wolfman, dirigido por Joe Johnston (com lançamento previsto para Fevereiro de 2009), poderá vir a revelar-se um interessantíssimo objecto de cinema. Além do mais, Del Toro é uma personalidade hiper-talentosa e Rick Baker, convém não esquecer, tem o seu nome ligado a notáveis expe-riências de caracterização/transfiguração dos corpos, incluindo Um Lobisomem Americano em Londres (1981), de John Landis, Video-drome (1983), de David Cronenberg, e Ed Wood (1994), de Tim Burton. O que está em causa é de outra natureza — mais concre-tamente: o que está em causa decorre da própria atitude jorna-lística. Ou seja: a notícia sobre o actor omite... o próprio actor.

Em última instância, o actor é visto como matéria secundária, intermutável, sem corpo e sem alma. E essa visão faz escola, quer dizer, empurra-nos para uma adoração beata da "tecnologia", fazendo-nos menosprezar o factor humano, porventura demasiado humano, do próprio trabalho cinematográfico.