sexta-feira, fevereiro 22, 2008

O 'disco' mal amado pela banda

Discografia Duran Duran - 6
'My Own Way' (single), 1981

O quarto single dos Duran Duran, lançado em Novembro de 1981, representou a partida para o seu segundo álbum, que seria apenas lançado quase seis meses depois. Gravado em Outubro, ou seja, muito antes das demais canções que depois surgiriam em Rio, My Own Way assinalava evidente afastamento do som apresentado no álbum de estreia, apostando numa revinvenção do legado do disco na forma de uma canção pop rápida e melodiosa, destacando-se na sua estrutura uma camada de ‘disco strings’ tocadas nos teclados pelo próprio Nick Rhodes. No lado B era incluído Like An Angel, tema mid tempo que pisca o olho ao tom delicado do som contemporâneo dos Roxy Music. O single ficou aquém do esperado, atingindo apenas o número 14 no Reino Unido. Em Portugal foi, contudo, um dos maiores sucessos dos Duran Duran, tendo-se mantido por sete semanas no primeiro lugar. Houve, inclusivamente, uma edição especial do single para o mercado português (ver abaixo). O grupo, aparentemente, desenvolveu uma má relação com My Own Way, nunca tendo incluído o single nas compilações ‘oficiais’ Decade ou Greatest.




O teledisco de My Own Way, realizado por Russel Mulcahy, é um dos mais invisíveis dos Duran Duran na história da MTV ou VH1. Todavia, foi presença regular na televisão portuguesa entre 1981 e 82. Com cenário e banda a preto, branco e vermelho, é integralmente rodado em estúdio, juntando aos músicos dançarinos de qualquer coisa parecida com flamenco (aceitando assim a sugestão do grafismo da capa do single) e um papagaio vermelho, que se passeia sobre o teclado de Nick Rhodes.

Houve uma edição especial, com capa diferente, da versão sete polegadas de My Own Way para o mercado português (o máxi-single nunca teve lançamento local). Com uma foto da banda na capa, o single incluía o mesmo alinhamento da edição oficial internacional. Além da capa diferente, um extra desta edição portuguesa era um autocolante, com a mesma foto da banda, incluso no disco. Uma edição portuguesa completa (ou seja, com o autocolante), pode ter algum valor no circuito do coleccionismo.