terça-feira, janeiro 29, 2008

O regresso dos irmãos Wachowski

Andy e Larry Wachowski estão de volta à realização cinematográ-fica. No alinhamento americano para a temporada internacional do Verão, o seu novo filme Speed Racer (estreia nos EUA a 9 de Maio) parece perfilar-se como um dos objectos mais específicos, isto é, reunindo alguns dos factores mais sintomáticos — económicos e criativos — da evolução global da grande indústria do entertainment contemporâneo. A saber:
— adapta uma muito popular BD/animação de origem japonesa (autor: Tatsuo Yoshida);
— integra as novas tecnologias de video HD, tendo sido rodado totalmente em estúdio, com os actores contra uma projecção virtual chroma key;
— embora tendo o americano Joel Silver como produtor, a rodagem decorreu na Alemanha, nos estúdios de Babelsberg.
É a primeira realização dos Wachowski, cinco anos passados sobre The Matrix Revolutions, capítulo final da "Trilogia Matrix". A personagem central, "Speed", é interpretada por Emile Hirsch (que podemos ver, a partir desta semana, como protagonista do fabuloso O Lado Selvagem, de Sean Penn); do elenco fazem parte os nomes de Christina Ricci, Matthew Fox, Susan Sarandon e John Goodman. Na ficha do filme surgem o director de fotografia David Tattersall (responsável pelas imagens das três últimas produções da saga A Guerra das Estrelas), o designer Owen Paterson (trabalhou nos três Matrix) e o compositor Michael Giacchino (nomeado para o Oscar de melhor música por Ratatouille). Eis o trailer de Speed Racer.