Estranho poder da morte: a sua silenciosa nitidez afecta as imagens, todas as imagens. Assim, o desaparecimento prematuro de Heath Ledger colocou, de imediato, um problema — comunicacional e moral — aos responsáveis da Warner Bros.: que fazer com as suas imagens em The Dark Knight, o novo filme de Batman, de novo protagonizado por Christian Bale e dirigido por Christopher Nolan, com estreia americana marcada para 18 de Julho?
Não é tanto uma questão de acabamento, uma vez que o filme já se encontra há algum tempo em fase de pós-produção, mas sim um problema muito concreto com um dos primeiros — e fortíssimos — cartazes que tinha começado a ser divulgado. Nele encontramos a mancha da personagem do Joker (Heath Ledger, justamente) perguntando-nos em letras de sangue "porque estamos tão sérios" e, por assim dizer, sublinhando a sua própria e emblemática boca. Como já reconheceu um elemento do estúdio, citado na página de notícias do IMDb, agora "toda a gente vai interpretar cada frase que saia da sua boca de modo diferente" — entretanto, a imagem fica na sua singularidade e, importa dizê-lo, na fria indiferença da sua beleza.
Não é tanto uma questão de acabamento, uma vez que o filme já se encontra há algum tempo em fase de pós-produção, mas sim um problema muito concreto com um dos primeiros — e fortíssimos — cartazes que tinha começado a ser divulgado. Nele encontramos a mancha da personagem do Joker (Heath Ledger, justamente) perguntando-nos em letras de sangue "porque estamos tão sérios" e, por assim dizer, sublinhando a sua própria e emblemática boca. Como já reconheceu um elemento do estúdio, citado na página de notícias do IMDb, agora "toda a gente vai interpretar cada frase que saia da sua boca de modo diferente" — entretanto, a imagem fica na sua singularidade e, importa dizê-lo, na fria indiferença da sua beleza.