domingo, janeiro 13, 2008

Discos Perdidos (2)
Street Kids, 1982

Apesar de relativamente esquecidos pelo tempo, em parte talvez por falta de edição em CD das suas canções – apenas Propaganda existe, para já, em CD, integrado no primeiro volume de O Melhor do Rock Português – os Street Kids foram, todavia, uma das mais importantes “escolas” da primeira geração de 80 do pop/rock nacional. Este colectivo nascido em Cascais, em 1980, revelaria nomes como os de Nuno Rebelo (mais tarde nos Mler Ife Dada), Nuno Canavarro, Luís Ventura (futuro vocalista dos Lobo Meigo) e acolheu o ex-Corpo Diplomático Emanuel Ramalho (depois nos Rádio Macau e Delfins). O baixista Rebelo, juntamente com Eduardo Sobral e Mané, vinham dos Plástico. Animados pela agitação que borbulhava no Portugal de 1980, são dos primeiros a revelar sinais da assimilação da new wave em solo português, estreando-se ainda esse ano com o single Let Me Do It, ao que se segue, em 1981, um segundo: Super Wen. São tidos como uma das mais promissoras bandas nacionais, valendo-lhes a opção pelo inglês algumas críticas.
Em 1982, ao trabalhar um álbum de estreia, optam pela mudança para o português. O single Propaganda/Tropa Não revela a nova personalidade da banda, na verdade apenas diferente na língua, já que musicalmente seguiam a mesma e coerente demanda pós-punk. As rádios adoptaram-nos e a sua música fez parte da banda sonora do ano. Trauma, editado nesse 1982, sofreu o impacte da ressaca que vivia então o pop/rock português depois do excesso de oferta e da “mais fome que barriga” de 1980 e 81. Todavia, o álbum pode hoje ser recuperado como um dos mais interessantes do seu tempo. Formalmente, o disco reflecte uma banda de espíritos do seu tempo, com visão adiante dos horizontes mais limitadores da época. Traduz uma personalidade crítica (chamou-se-lhe então de “intervenção”) bem clara numa agenda de temas que levaram às canções. E revela a voz tranquila, discreta, mas em sintonia com a música, de Luís Ventura.

PS. Trauma é um dos títulos já escolhidos para reedição no quadro da colecção Do Tempo do Vinil.

STREET KIDS
Trauma (Vadeca, 1982)
Produção: Manuel Cardoso
Lado A: Propaganda + Tropa Não + Israel + Progresso
Lado B: Tóquio Ano 82 + Nunca Pensei Que Te Anulasses Tão Bem + Tubo d’Ensaio + Nova Atitude + Todos São Paranóicos Menos Eu