segunda-feira, outubro 01, 2007

Nos bastidores de Fellini

Texto publicado na revista "NS", do Diário de Notícias (29 Set.), com o título 'Fellini ao espelho' >>> A pouco e pouco, algumas das grandes referências da história do cinema europeu passaram a estar disponíveis no mercado português do DVD. Não por acaso, dois dos autores mais representados possuem o estatuto de símbolos da própria criação cinematográfica. São eles o sueco Ingmar Bergman (1918-2007) e o italiano Federico Fellini (1920-1993). No caso de Fellini, depois do pós-neo-realismo, depois de referências clássicas como A Doce Vida (1960) ou Amarcord (1973), temos agora um dos seus mais deliciosos filmes “menores”: Entrevista (1987), penúltimo título da sua filmografia (o derradeiro, A Voz da Lua, surgiria em 1990).
Entrevista está muito longe de convocar os gigantescos meios de produção de alguns dos mais célebres filmes de Fellini, ainda que os refira como marca específica do seu universo. Isto porque este retrato do cineasta é, afinal, uma auto-entrevista em que ele se encena durante a rodagem de um filme baseado no romance América, de Franz Kafka (filme que, em todo o caso, nunca existiu). Acompanhamos Fellini na sua actividade pelos estúdios da Cinecittà, tentando resolver os imensos problemas logísticos suscitados pela produção do fictício “América”, ao mesmo tempo que é regularmente assediado por um grupo de jornalistas japoneses que o querem entrevistar (nos extras, uma entrevista sobre Entrevista dá conta dos curiosos bastidores de tudo isto).
Por uma coincidência inevitavelmente irónica, entre as entidades produtores de Entrevista figuram a Cinecittà e a televisão italiana, RAI. De facto, estamos perante um exercício de narcisismo eminentemente crítico em que Fellini expõe a sua condição de estrela de um mundo, afinal, já dominado pelos valores mais fúteis da televisão. Vale a pena recordar que Entrevista surgiu logo após Ginger e Fred (1986), precisamente um filme marcado pela indiferença da televisão em relação ao património tradicional do entertainment, aí simbolizado por duas figuras emblemáticas do seu universo criativo: Giuletta Masina (mulher de Fellini) e Marcello Mastroianni.
Mastroianni reaparece em Entrevista, tal como Anita Ekberg, inevitavelmente evocando o par lendário de A Doce Vida. Para Fellini, o reencontro envolve algo de paradoxal: por um lado, perpassa pelos seus actores a nostalgia da idade de ouro do cinema italiano; por outro lado, Entrevista desenha uma quadro infinitamente céptico do futuro do cinema, a ponto de, no final, o cenário do filme-dentro-do-filme ser invadido por uma turba ululante de índios armados com... antenas de televisão!!! Por isso mesmo, para os que julgam que foram os críticos que inventaram o cepticismo contemporâneo face à mediocridade televisiva, importa voltar a lembrar que esse cepticismo é uma componente vital do trabalho de alguns dos maiores cineastas contemporâneos. Também nesse aspecto, Entrevista poderá ser um bom exercício de pedagogia e humildade.