De acordo com dados do serviço Tele-news, da Mediamonitor, na última semana (6 a 11 de Setembro) os jornais televisivos dedicaram 30% do seu tempo ao caso McCann. Vale a pena conhecer os números, disponíveis no site da Marktest, números que nos permitem verificar, entre outros dados, o volume de horas gastas com a abordagem do caso e a respectiva distribuição por canais (sendo a SIC o canal que mais tempo dedicou ao tema, seguida de RTP1, TVI e RTP2).
Claro que a mera quantificação do fenómeno é sempre redutora — o essencial passa sempre pelos modos de fazer e emitir informação, neste caso, infelizmente, fortemente dominados pela superficialidade jornalística, pela exploração emocional e pela banalização humana. Seja como for, por uma vez, importa insistir na linguagem fria dos números e lembrar estes, também disponibilizados pela Marktest. Dizem respeito a um estudo que abrange apenas o primeiro semestre de 2007 (Madeleine McCann despareceu a 3 de Maio) e esclarecem-nos sobre o peso relativo de alguns temas informativos.