sexta-feira, agosto 03, 2007

Para redescobrir a ficção científica (7)

Depois de uma introdução, ao longo dos próximos dias aqui apresentaremos uma galeria de alguns dos escritores mais representativos do género.

Kim Stanley Robinson
(n. 1953)


Um dos melhores escritores de ficção científica em actividade, Kim Stanley Robinson nasceu em Waukegan (Illinois, EUA) a 23 de Março de 1953, estudou literatura em Boston e San Diego, e apresentou como tese de doutoramento, em 1984, uma análise sobre os romances de Philip K Dick. A sua obra, elogiada desde os primeiros contos publicados pelo sentido literário da escrita, pela dimensão profunda das personagens (facto invulgar em muita ficção científica), pelo rigor científico com que aborda questões de astronáutica, geologia, biologia, física, sociologia e, sobretudo, ecologia.

Fez-se notar com uma trilogia de romances nos quais levantava cenários possíveis para a Califórnia do futuro, dois dos romances a explorar os efeitos mais extremos (e nefastos) da tecnologia sobre a sociedade, um outro a idealizar um idílio de desejado equilíbrio ecológico, todas as cicatrizes do passado ultrapassadas e esquecidas.
Mas coube a uma outra trilogia, centrada na história da exploração, colonização e terraformação de Marte, a sua eleição como um dos mais aclamados autores da sua geração. Premiados com prémios Hugo e Nebula, estes romances nasceram de um conto (The Martians, mais tarde publicado numa antologia com o mesmo título) e de 15 anos de fascínio do escritor pelo planeta vermelho. Nestes três romances nunca traduzidos entre nós (Red Mars, Green Mars e Blue Mars), Kim Stanley Robinson aproveitou o contexto e complexa teia de personagens e narrativas para reflectir sobre os mais justos modelos futuros de economia, sociedade e vida política, projectando-os num planeta que recebe, ao longo dos próximos 200 anos, toda uma população desejosa de não repetir alguns erros cometidos na Terra de onde partiu.
Nos anos mais recentes ensaiou um enredo de história alternativa em The Year Of Rice And Salt (romance no qual cria uma Europa completamente devastada pela Peste Negra e, portanto, aberta à expansão asiática) e publicou já os dois primeiros volumes de uma trilogia que explora perigos de desequilíbrio ecológico na Terra e eventuais catástrofes que possam desencadear. Sixty Days And Counting, o volume final desta trilogia tem edição agendada para este ano.



Alguns livros fundamentais
1984. The Wild Shore
1986. O Planeta Sobre A Mesa (Caminho, 1988)
1993. Red Mars
1997. Antartica
2004. Forty Signs Of Rain