‘The Jean Genie’ – Single, 1972

Aquela que hoje é descrita por David Bowie como a sua primeira canção americana foi também, em 1972, a primeira das criações pós-Ziggy a ser revelada, sugerindo desde logo que o álbum a caminho (Aladdin Sane, editado já em 1973) seria sequela glam rock, mas com novos temperos. Primeiras ideias nascidas em estúdio (entre Nova Iorque e Nashville), com Mick Ronson a levar avante riffs ao estilo de Bo Didley que experimentara em incidentais momentos de improvisação em concertos em Cleveland e Memphis poucos dias antes, a canção foi concluída no apartamento de Cyrinda Foxe, uma ocasional namorada de Bowie, figura da entourage de Warhol. Ao ser estreada em palco foi então anunciada como a história de “um tipo que vive em Nova Iorque” ou, mais claramente, “sobre um amigo nosso, Iggy Pop”. Na verdade não era Iggy o objecto da canção, mas talvez a imagem que a inspirou, na verdade sendo, como Bowie mais tarde descreveu, a história de um homem que a vida tratou mal, rejeitado, que tem interesses intelectuais, mas não quer que se saiba o que lê... Ao ser editado, o single foi êxito imediato e o seu riff imediatamente replicado pela multidão de sósias glam que então entravam em cena. A canção tornou-se uma presença regular em concertos e, apesar de raras sendo as ocasiões em que os blues contaminaram a música de Bowie, The Jean Genie é um dos mais evidentes exemplos de sucesso na recontextualização dessas velhas músicas em terreno rock’n’roll de inícios de 70. É uma das canções de Bowie com mais versões gravadas, com covers assinadas por nomes tão diferentes como os Van Halen, Hothouse Flowers ou Dandy Warhols. Os Simple Minds tiraram o seu nome do verso “so simple-minded”, desta canção.
The Jean Genie (RCA, 1972)
Lado A: The Jean Genie
Lado B: Ziggy Stardust
Produção: David Bowie