domingo, julho 01, 2007

A máscara e os blues

Ano Bowie – 53
‘The Jean Genie’ – Single, 1972

Aquela que hoje é descrita por David Bowie como a sua primeira canção americana foi também, em 1972, a primeira das criações pós-Ziggy a ser revelada, sugerindo desde logo que o álbum a caminho (Aladdin Sane, editado já em 1973) seria sequela glam rock, mas com novos temperos. Primeiras ideias nascidas em estúdio (entre Nova Iorque e Nashville), com Mick Ronson a levar avante riffs ao estilo de Bo Didley que experimentara em incidentais momentos de improvisação em concertos em Cleveland e Memphis poucos dias antes, a canção foi concluída no apartamento de Cyrinda Foxe, uma ocasional namorada de Bowie, figura da entourage de Warhol. Ao ser estreada em palco foi então anunciada como a história de “um tipo que vive em Nova Iorque” ou, mais claramente, “sobre um amigo nosso, Iggy Pop”. Na verdade não era Iggy o objecto da canção, mas talvez a imagem que a inspirou, na verdade sendo, como Bowie mais tarde descreveu, a história de um homem que a vida tratou mal, rejeitado, que tem interesses intelectuais, mas não quer que se saiba o que lê... Ao ser editado, o single foi êxito imediato e o seu riff imediatamente replicado pela multidão de sósias glam que então entravam em cena. A canção tornou-se uma presença regular em concertos e, apesar de raras sendo as ocasiões em que os blues contaminaram a música de Bowie, The Jean Genie é um dos mais evidentes exemplos de sucesso na recontextualização dessas velhas músicas em terreno rock’n’roll de inícios de 70. É uma das canções de Bowie com mais versões gravadas, com covers assinadas por nomes tão diferentes como os Van Halen, Hothouse Flowers ou Dandy Warhols. Os Simple Minds tiraram o seu nome do verso “so simple-minded”, desta canção.

The Jean Genie (RCA, 1972)
Lado A: The Jean Genie
Lado B: Ziggy Stardust
Produção: David Bowie



Mick Rock rodou um teledisco para acompanhar a promoção deste single. Para acompanhar imagens captadas ao vivo, foram feitas filmagens adicionais num estúdio e, San Francisco, em Outubro de 1972, às quais se juntam pequenas outras sequências rodadas no Mars Hotel... A rapariga que dança ao longo do vídeo, muitas vezes apontada como sendo Angie é, na verdade, Cyrinda Foxe (a tal namorada americana da época)... O teledisco revela, pela primeira vez, a máscara feita de dedos, que Bowie usaria de então em diante, e que muitos associam hoje, sobretudo à canção Scary Monsters.