sábado, junho 09, 2007

Dalí & Hitchcock: como num sonho

"Dalí & Film" é o título de uma exposição patente em Londres, até 9 de Setembro, na Tate Modern. Nela se inventariam as relações de Salvador Dalí (1904-1989) com o cinema, nomeadamente na concepção da célebre sequência do sonho [imagem a preto e branco] do filme A Casa Encantada/Spellbound (1945), de Alfred Hitchcock. O texto que se segue, precisamente sobre a relação criativa Hitchcock/Dalí, foi publicado no Diário de Notícias (4 de Junho).
Quando se fala do envolvimento de Salvador Dalí com a produção de Hollywood, surge de imediato a referência ao sonho que ele desenhou para A Casa Encantada (título original: Spellbound), de Alfred Hitchcock. Em boa verdade, não se trata de um exemplo entre outros, mas de um singularíssimo acontecimento: Dalí não manteve qualquer relação regular com a indústria cinematográfica e A Casa Encantada resultou menos de qualquer apetência particular do pintor e mais do empenho de Hitchcock em desafiar as convenções da época na representação das cenas oníricas.
Estava-se em 1945. Em poucos anos, Hitchcock tornara-se um dos mais prestigiados autores entre os que, perante a eclosão da Segunda Guerra Mundial, tinham deixado a Europa a caminho dos EUA. O seu primeiro título americano, Rebecca, obtivera mesmo o Oscar de melhor filme de 1940 e, de alguma maneira, consolidara a sua relação com o respectivo produtor: David O. Selznick.
O certo é que a colaboração de Dalí foi encarada de forma bem diferente por Hitchcock e Selznick. Como o realizador disse a François Truffaut (no livro-entrevista que este lhe dedicou), o produtor acolheu muito bem a ideia, mas por razões equívocas: “Selznick aceitou, mas estou convencido que pensou que eu queria Dali por causa da publicidade que o seu nome nos traria.” Ora, a perspectiva de Hitchcock era bem diferente, decorrendo de uma opção eminentemente estética: “Queria Dalí por causa das arestas da sua arquitectura – Chirico é muito parecido –, das sombras alongadas, do infinito das distâncias, das linhas que convergem na perspectiva, dos rostos informes...”
Dalí desenhou, assim, um sonho da personagem do psiquiatra Anthony Edwards (Gregory Peck): ele vive um bloqueio emocional resultante da memória traumática da morte do irmão, afectando tanto o seu comportamento profissional como a sua própria relação amorosa com a médica Constance Petersen (Ingrid Bergman). Na prática, os desenhos de Dalí, embora fascinantes, transformaram-se num pesadelo de produção. Além da estranheza de alguns elementos (uma paisagem feita de olhos, uma estátua que se decompõe e revela um interior cheio de formigas, etc.), a sua filmagem revelou-se muito difícil e onerosa.
Hitchcock nunca escondeu a sua decepção. Queria filmar o sonho com a luz crua do sol, mas Selznick, considerando que a rodagem em estúdio era muito menos dispendiosa, não o permitiu. Ironicamente, a sequência desenhada por Dali transformou-se num símbolo histórico de A Casa Encantada, não deixando de suscitar curiosos paralelismos iconográficos com os dois títulos lendários de Luis Buñuel em que o pintor colaborou: Un Chien Andalou (1929) e L’Âge d’Or (1930). Para além dos percalços de produção, ficou uma mensagem vital: a de que o cinema pode ser uma via de eleição para aceder às razões mais obscuras da mente humana.