mas só agora me dei conta dela. Mea culpa.]
Com a morte de João Paulo Agrela, desapareceu o líder daquele que foi um genuíno fenómeno da música pop, em Portugal, durante a década de 60: o Conjunto Académico João Paulo que, além do próprio (teclas), integrava Carlos Alberto (guitarra), Rui Brazão (guitarra), Ângelo Moura (baixo), José Gualberto (bateria) e Sérgio Borges (vocalista) — este último o mais conhecido elemento da banda, em especial na sequência da vitória no Festival da Canção da RTP, de 1970, com Onde Vais Rio que Eu Canto (Nóbrega e Sousa/Joaquim Pedro Gonçalves).
Através de sucessos como Hully Gully do Montanhês, Milena (A da Praia) ou Nunca Direi Adeus (segundo lugar no Festival da Canção de 1966), o Conjunto Académico de João Paulo — formado no começo da década de 60, na Madeira, por alunos do Liceu Jaime Moniz — acabou por ser um dos protagonistas de uma vaga transformadora que apostava em superar os modelos da canção tradicional (que viria a ser pejorativamente conhecida como "nacional-cançonetismo"), abrindo a música a diversas contaminações pop. Com o LP Conjunto Académico João Paulo No Teatro Monumental (Columbia, 1966), foram pioneiros nas gravações ao vivo em Portugal.
Na altura, o facto de cantarem temas em inglês foi vivido como um desafio polémico, muito discutido (e diversamente avaliado) pelos consumidores de todas as gerações. A sua mais célebre canção em inglês, A Shadow Rounds the Tomorrow Sounds, foi também o tema principal do seu derradeiro EP (Columbia, 1968), já que depois o grupo adoptou a designação 'Sérgio Borges e o Conjunto João Paulo'. Na capa de A Shadow Rounds..., João Paulo Agrela figura à esquerda da imagem, usando uma camisola vermelha.
Através de sucessos como Hully Gully do Montanhês, Milena (A da Praia) ou Nunca Direi Adeus (segundo lugar no Festival da Canção de 1966), o Conjunto Académico de João Paulo — formado no começo da década de 60, na Madeira, por alunos do Liceu Jaime Moniz — acabou por ser um dos protagonistas de uma vaga transformadora que apostava em superar os modelos da canção tradicional (que viria a ser pejorativamente conhecida como "nacional-cançonetismo"), abrindo a música a diversas contaminações pop. Com o LP Conjunto Académico João Paulo No Teatro Monumental (Columbia, 1966), foram pioneiros nas gravações ao vivo em Portugal.
Na altura, o facto de cantarem temas em inglês foi vivido como um desafio polémico, muito discutido (e diversamente avaliado) pelos consumidores de todas as gerações. A sua mais célebre canção em inglês, A Shadow Rounds the Tomorrow Sounds, foi também o tema principal do seu derradeiro EP (Columbia, 1968), já que depois o grupo adoptou a designação 'Sérgio Borges e o Conjunto João Paulo'. Na capa de A Shadow Rounds..., João Paulo Agrela figura à esquerda da imagem, usando uma camisola vermelha.