Curiosa proposta da Academia de Hollywood — enfim, para quem estiver em Los Angeles... Mas vale a pena registar a singularidade do evento. Assim, de 28 de Abril a 6 de Maio, a Academia apresenta em duas salas de Los Angeles — Linwood Dunn Theater e Samuel Goldwyn Theater — um ciclo cujo objectivo principal é a (re)valorização do som como elemento que está por detrás das imagens e, de alguma maneira, atravessa todas as suas significações. "Som, Câmara, Acção!" (assim se chama o ciclo) inclui oito títulos dos últimos 40 anos. São eles:
— Grand Prix / Grande Prémio (1966), de John Frankenheimer
— The French Connection / Os Incorruptíveis contra a Droga (1971), de William Friedkin
— Jaws / Tubarão (1975), de Steven Spielberg
— Lethal Weapon / Arma Mortífera (1987), de Richard Donner
— Top Gun / Ases Indomáveis (1986), de Tony Scott
— Platoon / Os Bravos do Pelotão (1986), de Oliver Stone
— Total Recall / Desafio Total (1990), de Paul Verhoeven
— Speed / Perigo a Alta Velocidade (1994), de Jan de Bont
— Grand Prix / Grande Prémio (1966), de John Frankenheimer
— The French Connection / Os Incorruptíveis contra a Droga (1971), de William Friedkin
— Jaws / Tubarão (1975), de Steven Spielberg
— Lethal Weapon / Arma Mortífera (1987), de Richard Donner
— Top Gun / Ases Indomáveis (1986), de Tony Scott
— Platoon / Os Bravos do Pelotão (1986), de Oliver Stone
— Total Recall / Desafio Total (1990), de Paul Verhoeven
— Speed / Perigo a Alta Velocidade (1994), de Jan de Bont
É uma escolha interessante, mas que parece apostar em exemplos mais "óbvios", em que o som tem uma agressividade imediatamente sensível (sem que isso diminua as suas qualidades, entenda-se). Por mera curiosidade, e sem qualquer pretensão de esgotar o assunto, vale a pena citar alguns exemplos que, de imediato, vêm à memória: The Birds / Os Pássaros (1963), de Alfred Hitchcock, 2001: A Space Odyssey / 2001: Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick, Fight Club /Clube de Combate (1999), de David Fincher, etc., etc.