As televisões generalistas bem se esforçam, mas o preto e branco não desaparece — nem do imaginário cinematográfico, nem da vontade criativa de vários autores contemporâneos. Agora, é Steven Soderbergh que, por assim dizer, volta à carga com The Good German/O Bom Alemão (estreia portuguesa: 8 Março). Com acção situada em Berlim, em 1945, no imediato pós-guerra, na sequência da Conferência de Potsdam e da nova partilha de territórios e influências das grandes potências, The Good German anuncia-se como um objecto de calculado revivalismo em relação à produção clássica de Hollywood dos anos 40 e, em particular, desse género tão marcante que é o filme de guerra.
Afinal de contas, não é difícil reconhecer que Cate Blanchett e George Clooney (em cima) percorrem paisagens — e cores — já percorridas por outros pares, incluindo esse emblemático, entre todos, consagrado por Casablanca (1942) e formado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman (em baixo). Vale a pena ver o trailer da nova produção. E também lembrar os responsáveis pela fotografia de ambos os filmes: em Casablanca, as imagens tinham a marca de Arthur Edeson (1891-1970), grande mestre da idade clássica, responsável pela fotografia de The Maltese Falcon/Relíquia Macabra (1941); quanto ao director de fotografia de O Bom Alemão, assina Peter Andrews, pseudónimo de... Steven Soderbergh.
Afinal de contas, não é difícil reconhecer que Cate Blanchett e George Clooney (em cima) percorrem paisagens — e cores — já percorridas por outros pares, incluindo esse emblemático, entre todos, consagrado por Casablanca (1942) e formado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman (em baixo). Vale a pena ver o trailer da nova produção. E também lembrar os responsáveis pela fotografia de ambos os filmes: em Casablanca, as imagens tinham a marca de Arthur Edeson (1891-1970), grande mestre da idade clássica, responsável pela fotografia de The Maltese Falcon/Relíquia Macabra (1941); quanto ao director de fotografia de O Bom Alemão, assina Peter Andrews, pseudónimo de... Steven Soderbergh.