Ano Bowie - 24
'Blue Jean' - Single, 1984
Não era fácil criar um álbum de apelo consensual depois de Let's Dance. Bowie tinha duas escolhas possíveis. Ou regressava a caminhos de desbravamento de novas ideias, experimentava, e necessariamente alienava a multidão global que o havia elevado ao estatuto de super-estrela com o álbum e digresão de 1983. Ou criava um sucessor pop, mainstream, cauteloso e comercialmente certeiro. Contra o que fora a sua agenda de 70 (e o voltou a ser depois de 1993), optou pela segunda escolha. E fez de Tonight um híbrido R&B para consumo pop global, todavia sem a mestria que convocara a Let's Dance. Resultado? Um álbum claramente menor, rapidamente arrumado entre os seus maiores desaires, mas na altura comercialmente válido e capaz de gerar singles capazes de manter vivo o novo patamar de fama. O primeiro dos quais, Blue Jean, usado inclusivamente como aperitivo antes mesmo de lançado o álbum. A canção procura referências em memórias dos anos 50 (algo que Bowie havia já feito em The Jean Genie ou Hang On To Yourself), mas juntando à genética Eddie Cochrane um sentido de sofisticação R&B com saxofones e pompa à medida do desejo. A letra reflecte o tom despreocupado de uma etapa de mais formas aparentes que conteúdos e foi criticada como sendo das mais basicamente sexistas da obra de Bowie. O single, mesmo assim, correspondeu às expectativas e somou um sexto e um oitavo lugares, respectivamente no Reino Unido e EUA.
Blue Jean
EMI America, 1984
Lado A: Blue Lean
Lado B: Dancing With The Big Boys
Produção: David Bowie + Derek Bramble + Hugh Pagdham
Teledisco: Julien Temple (realizador)
O teledisco de Blue Jean representou a primeira aventura vídeo conceptualmente mais elaborada de David Bowie. Evidente resposta ao Thriller de John Landis para Michael Jackson (do ano anterior), Blue Jean convocou a presença de Julien Temple, velho admirador de Bowie (que tinha, por sua vez, gostado do seu filme The Great Rock'N'Roll Swindle) e que tinha recentemente assinado telediscos para os Culture Club, ABC e Rolling Stones. Filmado em Londres (nos Shepperton Studios e no Rainbow Room, em Kensington), nasceu com a ambição de criar o ambiente de uma curta-metragem dos anos 50. O teledisco, na verdade, não é mais que uma versão curta de um filme maior, com perto de 20 minutos, com título Jazzin' For Blue Jean, a história de um rapaz, uma rapariga e uma estrela rock'n'roll (o Screamin' Lord Byron) onde não falta uma incrível capacidade para a auto-crítica, com tempero quase satírico. O filme, mais que o teledisco, confirma as potencialidades de Bowie como actor (que nos anos recentes havia desempenhado papéis com destaque em Merry Christmas Mr Lawrence, de Nagisa Oshima, e The Hunger, de Tony Scott), aqui revelando sobretudo talento num registo por vezes próximo da comédia. Jazzin' For Blue Jean chegou a ter distribuição nos cinemas ingleses, acompanhando o filme The Company Of Wolves, de Neil Jordan. Ainda em 1984 foi editado no formato vídeo EP (e recentemente reeditado, como faixa escondida, no best of de Bowie). O filme, na sua versão integral, pode ver-se já a seguir, dividido em duas partes de dez minutos cada:
E aqui a segunda parte: