sábado, setembro 02, 2006

50% de Minnelli

* Simplifiquemos. Não vamos discutir a programação de cinema da RTP. Ou melhor: dispensemos, neste caso, a reflexão sobre o que — cultural e economicamente — significa secundarizar o cinema, privilegiando outras formas de ficção, sobretudo as que se ligam com a matriz dominadora da telenovela. Simplifiquemos ainda mais. Que é como quem diz: não interroguemos os efeitos informativos, pedagógicos e simbólicos de um estilo de promover os filmes que tende para o simplismo histórico (o passado surge sempre recoberto pela ligeireza do "pitoresco") e para o gratuito estético (o presente é quase sempre uma questão de "efeitos especiais").
* Simplifiquemos até ao limite. Isto é, e tal como os jornalistas da RTP gostam de proclamar (e muito bem), fiquemos pelos factos. Hoje, por volta das 11 horas da noite, a 2: iniciou a transmissão de uma das obras-primas do melodrama clássico americano: Deus Sabe Quanto Amei, no original Some Came Running, uma produção de 1958, dirigida por Vincente Minnelli, com Frank Sinatra, Dean Martin e Shirley MacLaine.
* (Parêntesis: simplifiquemos até ao absurdo. Esqueçam, por isso, o juízo de valor expresso no parágrafo anterior. Suponham, não só que a avaliação do crítico é discutível — como sempre, aliás —, mas sobretudo que se trata de um filme qualquer.)* Some Came Running é um dos primeiros exemplos de utilização do CinemaScope, formato vulgarizado a partir de 1953, com o filme A Túnica/The Robe. No essencial, trata-se de um formato que altera de maneira significativa o "quadrado" clássico dos fotogramas (na verdade, um rectângulo com a proporção 1,33/1), desse modo gerando novas formas de composição e também, por extensão. novos conceitos de elaboração espacial e dinâmica temporal.
* A 2: apresentou Some Came Running numa cópia tratada pela técnica do chamado pan & scan. Tal cópia apenas respeitava as imagens do genérico de abertura (de modo a poder mostrar os títulos na íntegra). Na prática, isso significa que, para "encher" o tradicional ecrã de televisão — que tem proporções idênticas aos citados fotogramas clássicos —, as imagens originais foram amputadas. A perda de imagem aproxima-se dos 50 por cento.
*

* Esta imagem não está aqui a fazer nada. Fiquem antes com esta:


MAIL