segunda-feira, maio 07, 2007

Um fotógrafo chamado Sammy Davis Jr.

Sammy Davis Jr. (1925-1990) é uma das mais extraordinárias encarnações da versatilidade clássica de Hollywood: cantava e dançava, foi actor de stand-up comedy e de muitos filmes — um dos seus títulos mais famosos é Sweet Charity (1969), de Bob Fosse, com Shirley MacLaine —, vedeta da Broadway e membro oficial do mítico "Rat Pack" (com Frank Sinatra, Dean Martin, Joey Bishop e Peter Lawford). E foi também um fotógrafo... quase esquecido.
O seu imenso trabalho fotográfico foi (re)des-coberto por Burt Boyar, precisamente durante a preparação de um documentário sobre Sammy Davis Jr. — um património de alguns milhares de imagens, testemunhando a época de glória do "Rat Pack", em Las Vegas, Broadway e Hollywood, e incluindo figuras lendárias como Marilyn Monroe, Nat King Cole, Kim Novak, as Supremes e o seu grande amigo Jerry Lewis. É Jerry, justamente, que figura a seu lado na capa de Photo by Sammy Davis, Jr. (Regan Books, Março 2007), o livro que Boyar organizou a partir da sua descoberta. Robert Kennedy e Martin Luther King são também algumas das personalidades marcante dos anos 60 que ficaram registadas por Sammy Davis Jr., em imagens a preto e branco de um realismo cândido e subtil.
Recentemente, a NPR (rádio pública americana) dedicou um programa às memórias destas imagens, incluindo alguns excertos de conversas que Boyar ainda manteve com o próprio Sammy Davis Jr., sobre a sua paixão de fotógrafo. No site da NPR pode ouvir-se tudo isso, além de uma selecção de doze fotografias, duas das quais aqui se reproduzem:
— em cima, Marilyn Monroe a adormecer uma criança durante uma festa privada, em Hollywood;
— aqui ao lado, um auto-retrato.