Antigo elemento dos Crucial Three, juntamente com Ian McCulloch e Pete Wylie (a tríade estrutural do pós-punk de Liverpool), Julian Cope abandonou o projecto em finais de 70 para formar os Teardrop Explodes, onde encontrou um primeiro laboratório capaz de estabelecer pontes entre a cultura alternativa e a canção pop. Depois do desmembramento do projecto, Cope lançou-se numa carreira a solo encetada por dois álbuns de mergulho em fantasmas e obsessões que o afastaram da linha mais solarenga que começara a explorar no derradeiro disco dos Teardrop Explodes. Em 1986 assinou novo acordo com uma multinacional e, durante alguns anos, aceitou jogar o jogo. E não o fez nada mal, com uma série de álbuns nos quais firmou personalidade, criou grandes canções e viu um estatuto originalmente indie transformado, brevemente, no de “discreta” estrela pop, com passagens por talk shows televisivos e programas afins… O álbum de estreia para a Island, Saint Julian, incluiu o single de maior sucesso da carreira de Cope: World Shout Your Mouth. Mas a pérola gourmet do álbum, em formato de single, é Eve’s Volvcano, numa linha próxima, pop grandiosa com refrão viciante, atitude positiva e letra provocadora, nada canónica, sobre desejo e pecado. O som é luminoso e pensado para o palco, quase como que a retomar directamente as preocupações dos Teardrop Explodes no segundo álbum dos Teardrop Explodes. Mas a luz pop foi Sol de pouca dura. My Nation Underground, o álbum seguinte, ainda mantinha viva esta filosofia. Mas Peggy Suicide, quatro anos depois, já desviava atenções para outras experiências. E Jehovahkill, em 1992, assinalava a despedida das multinacionais com um mergulho por rumos mais marginais, dos quais nunca mais saiu.
Julian Cope “Eve’s Volcano” (Island, 1987)
Lado A: Eve’s Volcano (Covered In Sin) (Cope)
Lado B: Almost Beautiful Child (I & II) (Cope / De Harrisson)
Produtor: Wayne Livsey / De Harrisson
Posição mais alta no Reino Unido: 30
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