domingo, janeiro 15, 2006

Uma adaptação "impossível"?

Como adaptar ao cinema esse incontornável antepassado do moderno romance que é Tristram Shandy, ou melhor, The Life and Opinions of Tristram Shandy, Gentleman, de Laurence Sterne (1713-1768)? É bem verdade que estamos perante um daqueles objectos literários tradicionalmente carimbados de "impossíveis" para cinema. Seja como for, o filme está pronto: chama-se Tristram Shandy: A Cock & Bull Story e, de acordo com as informações (e imagens) disponíveis, encena o protagonista como personagem de um filme que está a ser rodado. O autor da proposta é nada mais nada menos que Michael Winterbottom, o mesmo de 24 Hour Party People (2002), Neste Mundo (2002) e Nove Canções (2004). Para interpretar Shandy, Winterbottom voltou a convidar Steve Coogan (que já víramos dirigido por ele em 24HPP), estando o papel do "realizador-dentro-do-filme" entregue a Jeremy Northam; Gillian Anderson e Stephen Fry são alguns dos outros protagonistas. Para já, vale a pena delicionarmo-nos com o muito sugestivo trailer, disponível na Apple ou no site oficial do próprio filme. Aliás, este site ficará por certo na história da relação filmes/Internet: concebido como uma página de entrada de um computador e integrando diversos links através de janelas de e-mails, é um exemplo brilhante de utilização das novas vias de divulgação e promoção dos filmes.

+ Tristram Shandy: A Cock & Bull Story, de Michael Winterbottom, tem música de Michael Nyman e estreia a 20 de Janeiro na Grã-Bretanha e a 27 de Janeiro nos EUA. Tendo em conta o respectivo calendário internacional, podemos supor que será um título presente no Festival de Cannes (17/28 Maio). Para já, não está anunciada a sua distribuição em Portugal.

+ Sobre Laurence Sterne, sugerimos a consulta da respectiva página na
Wikipedia; é possível também encontrar o texto integral do romance; fundamental é a passagem pela Tristram Shandy Web, concebida por Patrizia Nerozzi Bellman, professora de Literatura Inglesa da Universidade de Milão.

+ O livro de Laurence Sterne existe em versão portuguesa: A Vida e Opiniões de Tristram Shandy, com tradução, prefácio e notas de Manuel Portela (ed.
Antígona).