Em semana de Natal visitámos aqui alguns dos discos menos “convencionais” que assinalaram a quadra, do olhar recente da família McGarrigle/Wainwright às visões góticas de Danny Elfman, passando por leituras por Phil Spector, James Brown e uma série de olhares por bandas alternativas em Seasonal Greetings. Terminamos hoje este olhar por outros natais com um clássico, todavia diferente dos então populares discos de canções Natal editados pelas vozes daquele tempo, de Sinatra a Elvis. Xmas Spectacular foi o corolário, em 1956, de uma série de gravações de Natal editadas pelo inventivo Spike Jones que, com os seus City Slickers, assinou entre os anos 40 e 50 uma carreira de sucesso musical humorista. 50 anos antes das ferramentas de corte e colagem hoje vulgarizadas, Spike Jones criava uma música repleta de incidentes pontuais, intervenções sonoras, efeitos, que manipulava em tempo real em estúdio. A sua primeira abordagem aos espaços musicais do Natal aconteceu em 1945, quando gravou o hoje célebre The Nutcracker Suite como prenda de Natal para a filha, de cinco anos, que a recebeu com certa apatia. A longo dos 11 anos seguintes Spike Jones gravou regularmente canções “de Natal”, com a sua imagem de marca humorística, com particular sucesso em 1948 ao som de All I Want For Christmas (Is My Two Front Teeth). Em 1956 Spike Jones editou, pela Verve, Xmas Spectacular, disco que esta esdição em CD (de 1998) recupera, juntando algumas faixas adicionais, oferecendo-nos um panorama natalício segundo um inspirado músico hoje injustamente muito esquecido.
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