quarta-feira, novembro 09, 2005

O que vão fazer aos Xutos?

Os Xutos & Pontapés vão ver as suas canções transformdas num musical de palco. Nada de novo por aqui, que aos Queen saiu a mesma sorte em We Will Rock You e aos Abba em Mamma Mia!... E este último nem fazia mal às canções dos Abba (e até se revelou um bom pedaço de entretenimento). A novidade é ser coisa portuguesa, com estreia marcada para Março no Toyota Box, em Lisboa. A encenação é de António Feio, os textos de Eduardo Madeira, e direcção musical de Renato Júnior. Sexta Feira 13, assim se chamará o musical, não contará com a presença dos Xutos em placo, mas a banda, diz-se, gostou da ideia e vai escrever um original para o espectáculo, cujo casting de cantores e baliarinos terá lugar brevemente… Apesar de levantar dúvidas, por enquanto, dê-se, aqui, o benefício da dúvida a esta Sexta Feira, 13
Se a esta notícia juntarmos a recente edição de um álbum de versões dos Xutos e Pontapés por um grupo de “catraios”, os Xutinhos, é motivo para começarmos a ter “pena” da banda-instituição do rock português, que merece outro respeito (e ninguém está aqui a colocá-los num altar). Aos 26 anos de vida, sucesso estável e reconhecido, a banda é, nesse disco, fonte para uma primeira operação de vampirismo oportunista que em nada traduz a essência da sua obra. O mundo ao contrário, portanto…
Concentremo-nos então nos Xutos, pelos Xutos, em três noites de alinhamento sempre diferente, no Coliseu dos Recreios (Lisboa) nos próximos dias 24, 25 e 26… Sem miúdos a cantar versões imberbes, nem actores a transformar clássicos rock’n’roll ‘tuga’em teatro… Resta saber que teatro…

MAIL