segunda-feira, novembro 28, 2005

Discos da semana: 28 de Novembro

Rufus Wainwright “Want (1+2)”
N.G.: Separados à nascença por uma política editorial que temeu o duplo álbum e apostou em fatiar em dois o que fazia sentido como um todo, eis que surge finalmente como um disco só o díptico Want de Rufus Wainwright. Trata-se de um épico pop já celebrado e aplaudido em várias sedes, e que confirmou a maturação de ideias visionárias que se mostravam já cm alguma ambição nos anteriores dois álbuns. Há diferenças entre os dois Wants, o primeiro mais fechado em domínio sinfonista, e com um olhar para fora, o segundo mais variado nas formas (representando, de resto, o melhor registo até à data deste músico canadiano) e feito de olhares interiores. A nova edição junta dois inéditos ao alinhamento. Um deles será uma versão de Chelsea Hotel, de Leonard Cohen, em gravação ao vivo captada em Brighton. O outro é In With The Ladies, tema composto em parceria com Alex Gifford, dos Propellerheads. Esta segunda canção foi gravada durante as sessões de Want mas acabou excluída do alinhamento de qualquer dos dois álbuns. Se os Outkast deram e Rufus leva a água a seu moinho, porque não fazem os Radiohead o mesmo com Kid A e Amnesiac?)…
J.L.: Provavelmente, o todo não é igual à soma das partes... No melhor sentido: a saga Want aparece reposta na sua verdade material, coisa que, não anulando todas as emoções acumuladas, faz justiça a um trabalho que merece ser (re)avaliado na sua amplitude. Ou como Rufus superou qualquer cliché de cantor+autor, para se afirmar na sua requintada vocação de épico das emoções mais secretas.

Craig Armstrong “Film Works 1990-2005”
N.G.: Muitos descobriram-no a fazer arranjos de cordas para os Massive Attack. Depis, foi a solo, que se afirmou, no ainda hoje bem recomendável Space Between Us (1998). Mas coube ao cinema a sua transformação num homem conhecido. Sinfonista clássico, mas com gosto pelas contaminações electrónicas, Craig Armstrong mostra nesta compilação alguns episódios para o grande ecrã, das boas colaborações com Baz Luhrman (Romeo + Juliet, Moulin Rouge e o anuncio da Chanel) e Jake Scotte (Plunkett & McLeane) e algumas peças menores. Intreressante, apenas…
J.L.: Colectânea útil, sobretudo, para compreender como, para além de altos e baixos, Armstrong segue a via mais interessante de relação com o cinema: não impor um "estilo" pessoal, mas tentar encontrar o registo certo para as necessidades dramatúrgicas de cada filme. É pena não haver mais edições deste género para outros nomes contemporâneos: Howard Shore, por exemplo, seria um excelente candidato.

Cocteau Twins “Lullabies to Violaine”
N.G.: Nada mais que uma completísima antologia dos temas gravados em Singles e EPs, contando uma das histórias mais notáveis, esteticamente bem demarcadas e bem sucedidas do catálogo da 4AD que agora celebra 25 anos de discos. Esta, de resto, é a mais apetitosa das edições do programa de festas da editora. Pop onírica, com sentido de espaço, teatro e ambiente, para recordar.

Rui Veloso “A Espuma das Canções”
N.G.: Primeiro álbum de originais desde Avenidas mostra um Rui Veloso versátil e animado como o não víamos desde Mingos e Samurais. O disco é talvez longo demais, irregular, mas com alguns momentos que mostram o músico como sólido autor de uma pop mainstream para gosto adulto e competente (apesar de num dos temas a alma Variações pairar por perto). As letras de Carlos Tê são mais aplaudidas que verdadeiramente interessantes. E a capa é um perfeito horror gráfico!

Também esta semana: Kaiser Chiefs (DVD), Fire Engines, John Zorn Electric Masada, Caribou (DVD), The Mood Elevator, Sam Shinazzi, Nine Inch Nails (reedição de Pretty Hate Machine) , Franz Ferdinand (DVD)

Dezembro: Da Weasel (ao vivo), John Lennon (DVD), Jens Leckman, Antony And The Johnsons (single), Kraftwerk (DVD), Pink Floyd (DVD),
Sem data: Camané (DVD), Madredeus (DVD), Amália Rodrigues (3CD antologia), Maria Teresa de Noronha (caixa)

Para 2006: GNR (tributo com bandas hip hop e r&B), X-Wife, Cindy Kat, Outkast, Pharell Williams, Radiohead, The Strokes, Yeah Yeah Yeahs, Blur, Sparks, Every Move A Picture, White Rose Movement, Pop Dell’Arte (best of
)

As datas estão sujeitas a alterações. Nem todos os discos referidos têm edição nacional garantida pelas respectivas distribuidoras locais.

MAIL