domingo, outubro 30, 2005

'Village Voice' faz 50 anos

O semanário The Village Voice celebrou esta semana 50 anos de vida. Fundado em Nova Iorque em 26 de Outubro de 1955, soma 50 anos de jornalismo de investigação, análises das notícias do seu tempo e dos assuntos culturais, críticas e extensa agenda de tudo o que de importante acontece na cidade. Foi o primeiro dos tablóides orientados para as questões das artes e suas relações com a sociedade, abrindo um formato paradigmático para jornais que acabaram por ser designados como alternative weeklies. O Voice (como é carinhosamente designado em Nova Iorque), foi criado por Norman Mailer, Dan Wolf e Ed Fancher num pequeno T1 no Greenwich Village. Hoje soma 50 anos de jornalismo mundialmente reconhecido, com três Pulitzers (1981, 1986 e 2000), numa história feita de artigos e reportagens sobre política (sobretudo focando a cidade e quem nela vive), as artes, a música, a dança, o teatro, os livros, o cinema. Neste primeiro século de existência, publicou artigos de nomes como Ezra Pound, Henry Miller, e.e. cummings ou Allen Ginsberg, entre muitos outros. Entre os colunistas contou-se, nos anos 50 e 60 o famoso Jonas Meekas, que muita tinta fez correr sobre o cinema underground na sua Fifth Column. Linda Solomon também ali escreveu sobre a cena nocturna do Village na sua coluna Riffs. Todos os meses de Fevereiro o jornal tem consulta obrigatória pelos melómanos que, na edição especial Pazz & Jop, ali encontram listas Top Ten dos mais conhecidos críticos musicais norte-americanos.
Hoje o Village Voice é ainda de consulta obrigatória quando se passa pela Big Apple. De resto, é o melhor jornal da cidade. É gratuito. E indispensável leitura para saber de Nova Iorque, da sua vida, dos fenómenos culturais do nosso tempo, e apresenta algumas das melhores críticas de cinema e música do actual jornalismo norte-americano. Através do site oficial, podemos lê-lo todas as semanas, já que a edição online inclui todos os textos da edição em papel. E com o valor acrescentado de um vasto arquivo de artigos das semanas anteriores.
A edição da semana passada celebra os 50 anos de vida do jornal, republicando artigos sobre, por exemplo, manifestações de paz nos anos 60, a invasão do Central Park por hippies, o perfil de Andy Warhol ou um dos históricos textos de Jonas Meekas. O site dedica vasto espaço ao 50º aniversário, evocando textos, publicando um timeline de grandes acontecimentos e uma galeria de 50 capas históricas, entre as quais a de uma edição de Setembro de 2001, que aqui lembramos.
Site oficial

MAIL