terça-feira, outubro 04, 2005

"Jarhead", por Sam Mendes

"Jarhead" é uma palavra do calão americano que, nos anos 1930-40, era utilizada, depreciativamente, para designar uma pessoa de pele negra; depois, o seu uso generalizou-se como sinónimo de "estúpido", "lento", "pateta"; a partir dos anos 80, adquiriu a conotação de "alcoólico"; entretanto, a palavra entrou no jargão dos Marines dos EUA como alcunha, auto-irónica e cruel, dos próprios soldados.
Jarhead é também o título do novo filme de Sam Mendes, encenador teatral e realizador de Beleza Americana (1999) e Estrada para Perdição (2002) — baseia-se no livro homónimo de Anthony Swofford, publicado em 2003 (ed. Scribner), sobre a sua experiência, em 1991, na Arábia Saudita e Kowait, durante a Guerra do Golfo. Segundo a definição proposta no site do filme, trata-se do "relato irreverente e realista de uma guerra que (...) foi 'embrulhada' de forma anti-séptica".
O papel de Swofford (ou "Swoff") pertence a Jake Gyllenhaal; entre os protagonistas figuram ainda Peter Sarsgaard, Chris Cooper e Jamie Foxx. Sam Mendes voltou a convidar o fiel Thomas Newman para compor a música de Jarhead, pertencendo a montagem ao lendário Walter Murch, distinguido com Oscars em 1979, por Apocalypse Now (melhor som) e em 1996, por O Paciente Inglês (melhor som e melhor montagem).
Ainda sem data anunciada para o mercado português, Jarhead estreia a 4 de Novembro nas salas americanas. Seja como for, não será arriscado supor que vai ser um filme muito falado a propósito dos próximos Oscars.
* Site oficial de Jarhead
*
Entrevista com Anthony Swofford
* MAIL