quinta-feira, outubro 13, 2005

Ícones rock'n'roll no cinema

O novo Last Days de Gus Van Sant, centrado na figura de Kurt Cobain não é um bipoic sobre a vida do vocalista dos Nirvana, mas é um entre os muitos filmes centrados em figuras rock’n’roll que chegarão às salas de cinema nos próximos meses. Ian Curtis, Bob Dylan, Janis Joplin, Brian Jones, Keith Moon e Jimi Hendrix são os senhores que se seguem. Em Portugal, António Variações está na origem de um argumento que se candidatará a apoios para produção.

Ian Curtis vai ser a figura central de Closer (ou talvez Control, título ainda por definir definitivamente), filme baseado no livro Touching From a Distance (Carícias Distantes na tradução portuguesa editada pela Assírio e Alvim), biografia do mítico vocalista da Joy Division assinada pela sua viúva, Deborah Curtis. O filme será rodado por Anton Corbijn, fotógrafo que captou imagens históricas da banda e filmou o teledisco de Atmosphere. Já se falou de Jude Law como protagonista, mas nada foi ainda decidido (não faria muito sentido, convenhamos).

Bob Dylan é o ponto de partida para I'm Not There, de Todd Haynes, no qual o realizador já revelou que ruminará sobre a história do músico e usará vários personagens para personificar aspectos da sua vida e obra (uma das figuras será, diz-se, um Dylan… mulher). Do elenco deverão constar Cate Blanchett, Adrien Brody, Charlotte Gainsbourg, Richard Gere e Julianne Moore. Rumores falam de uma abordagem a Dylan no estilo compósito de Velvet Goldmine, filme de Haynes no qual este sugeria um mergulho pessoal pela herança do glam rock e da figura de David Bowie.

De produção britânica, Stoned (na foto), de Stephen Wooley (primeira obra de um veterano na produção) vai retratar a nebulosa morte, que se crê acidental, de Brian Jones, dos Rolling Stones, que foi encontrado morto na sua piscina depois de afastado pela banda, física e mentalmente se tornara impossível a sua vida como músico com responsabilidades. Leo Gregory será o mítico experimentador da pop.

Renée Zellweger vai vestir a pele de Janis Joplin em Piece of my Heart, realizado por Anne Meredith. A cantora Pink também será Janis Joplin, num outro filme. Trata-se de Gospel Acording To Janis Joplin, de Penelope Spheeris.

Keith Moon, o mítico baterista dos The Who vai ser brevemente evocado num filme. Roger Daltry, seu ex-colega, co-produz e a Mike Meyers caberá a tarefa de vestir a pele do protagonista. Brevemente será designado um realizador.

Andre 3000, dos Outkast, espera final feliz para o confronto entre produtor e família de Jimi Hendrix para poder encarnar o mitíco guitarrista no cinema.

MAIL