sábado, junho 18, 2022

Jean-Louis Trintignant (1930 - 2022)


Figura emblemática e universal das últimas sete décadas do cinema francês, o actor Jean-Louis Trintignant faleceu no dia 17 de junho, na sua casa de Uzès, na região de Gard — contava 91 anos.
Até o vimos a fazer western spaghetti... É verdade, aliás num clássico do género: O Grande Silêncio (1968), de Sergio Corbucci. Habitado por uma timidez radical [Le Monde], de algum modo "resolvida" de modo criativo através do trabalho no teatro (estreou-se nos palcos em 1951), a carreira de Trintignant pode ser balizada por duas Palmas de Ouro de Cannes: Um Homem e uma Mulher (1966), de Claude Lelouch, e Amor (2012), de Michael Haneke — ambos também vencedores do Oscar de melhor filme estrangeiro (em representação da França e da Áustria, respectivamente). Também em Cannes, ganhou um prémio de interpretação graças a Z - A Orgia do Poder (1969), de Costa-Gavras.
Vimo-lo em E Deus Criou a Mulher (1958), contracenando com Brigitte Bardot, sob a direcção de Roger Vadim, garantindo que o romantismo (não) estava morto; ou em A Ultrapassagem (1962), de Dino Risi, com Vittorio Gasmann, viajando pelo desencanto da sociedade de consumo; ou ainda no derradeiro filme de François Truffaut, Finalmente Domingo! (1983), ao lado de Fanny Ardant, procurando os restos do romantismo na euforia do policial. Em Os Melhores Anos da Nossa Vida (2019), Lelouch voltou a filmar as personagens de Um Homem e uma Mulher, refazendo o par interpretado por Trintignant e Anouk Aimée, de algum modo iluminando o segredo existencial da arte subtil de Trintignant: saber envelhecer. E deixar que as câmaras registassem o discreto esplendor dessa aventura demasiado humana.

>>> A Minha Noite em Casa de Maud (1969), de Eric Rohmer.
 

>>> O Conformista (1970), de Bernardo Bertolucci.


>>> Três Cores: Vermelho (1994), de Krzysztof Kieslowski.
 

>>> Quem Me Amar Irá de Comboio (1998), de Patrice Chéreau.
 

>>> Em 2018, no Théatre des Celestins (Lyon), com o espectáculo Trintignant Mille Piazzolla.


>>> Obituário no jornal The Guardian.
>>> Jean-Louis Trintignant no site New Wave Film.