quarta-feira, fevereiro 24, 2021

Lawrence Ferlinghetti (1919 - 2021)

[ City Light Books ]

Poeta e editor, o seu nome está indissociavelmente ligado à Geração Beat: nascido em Nova Iorque, Lawrence Ferlinghetti faleceu no dia 22 de fevereiro em sua casa, em São Francisco, vítima de doença pulmonar — contava 101 anos.
A fundação da livraria, depois também editora, City Lights, em 1953, em São Francisco, e a edição de Howl, de Allen Ginsberg, em 1956, são momentos emblemáticos de uma vida dedicada à divulgação e à beleza da palavra escrita. A Coney Island of the Mind (1958) emerge como título central na sua produção poética: em 2008, assinalando o 50º aniversário da primeira edição, foi lançado um álbum com os seus poemas lidos pelo autor. A partir do seu 100º aniversário, o data de nascimento de Ferlinghetti, 24 de março, passou a ter a designação oficial de 'Dia de Lawrence Ferlinghetti' na cidade de São Francisco.

>>> Por ocasião do seu 100º aniversário, Lawrence Ferlinghetti foi homenageado no programa (televisivo e online) Democracy Now!: Amy Goodman voltou a emitir a entrevista que com ele realizara em 2007.



>>> Sons do álbum A Coney Island of the Mind.


>>> Obituário na NPR.
>>> Lawrence Ferlinghetti na Poetry Foundation.
>>> Lawrence Ferlinghetti na editora Quetzal.