sábado, dezembro 28, 2019

10 filmes que marcaram a década [1]

Não se trata de propor uma lista dos “melhores” filmes da década, mesmo se todos eles são invulgares proezas cinematográficas. Procura-se, sobretudo, evocar alguns dos filmes que nos levaram a pensar como vivemos, como olhamos o mundo à nossa volta — este texto foi publicado no Diário de Notícias (25 Dezembro).

Para a história, a década cinematográfica de 2010-2019 ficará como a da consolidação da Internet como novo veículo de conhecimento e consumo dos produtos audiovisuais. O triunfo comercial das chamadas plataformas de streaming (Netflix, HBO, Amazon, etc.) trouxe mesmo uma convulsão simbólica na paisagem da cinefilia: o espectador empenhado em conhecer a história do cinema deu lugar ao consumidor que se diferencia por “só ver séries”... Escolher dez títulos marcantes dos últimos dez anos de cinema envolve, por isso, qualquer coisa de requiem. E fica uma pergunta: a próxima década será de desagregação ou renascimento do mercado tradicional das salas escuras?

* * * * *

A REDE SOCIAL (2010), de David Fincher


Desde o momento em que o conceito do Facebook começou a insinuar-se na vida humana, houve quem lembrasse a questão essencial. A saber: em vez de celebrar a “rede”, importa discutir o seu funcionamento “social”. O filme de David Fincher, escrito por Aaron Sorkin, é um objecto pioneiro desse processo crítico — para além do seu génio artístico, os sobressaltos que se seguiram (Cambridge Analytica, etc.) confirmaram a desencantada pertinência da sua visão.