quarta-feira, novembro 13, 2019

Manuel Jorge Veloso (1937 - 2019)

[FOTO: Blitz]
Personalidade marcante na história do jazz português e do jazz em Portugal, Manuel Jorge Veloso faleceu no dia 13 de Novembro, vítima de doença oncológica — contava 82 anos.
Músico, compositor e crítico, foi, em 1950, um dos fundadores do Hot Clube de Portugal. Começou por se distinguir como baterista de jazz, mesmo se a sua formação, no violino e na composição, era de raiz clássica — tocou com muitos músicos, portugueses e estrangeiros, incluindo Don Byas, Chet Baker e Gerry Mulligan.
O seu trabalho no universo do jazz é tanto mais notável quando resultou também de uma invulgar versatilidade profissional, criativa e pedagógica. Foi produtor de programas de música clássica e de jazz na RTP, tendo ainda apresentado vários programas dedicados ao conhecimento e divulgação do jazz no Rádio Clube Português, Rádio Renascença e Antena 2. No cinema, compôs música para dois filmes de Fernando Lopes, Belarmino (1964) e Uma Abelha na Chuva (1972), e Pedro Só (1972), de Alfredo Tropa. Foi professor na Escola de Cinema do Conservatório Nacional (1971-72), tendo exercido a crítica de jazz em diversas publicações, incluindo os jornais A Capital e Diário de Notícias.

>>> Fragmento de Uma Abelha na Chuva, com música de Manuel Jorge Veloso.


>>> Obituário no Diário de Notícias.