segunda-feira, setembro 16, 2019

Ric Ocasek (1944 - 2019)

Personalidade emblemática da new wave, cantor, guitarrista e compositor, fundador da banda The Cars, o americano Ric Ocasek foi encontrado morto, no dia 15 de Setembro, na sua casa de Nova Iorque — contava 75 anos.
Depois de ter integrado vários grupos com o seu amigo Benjamin Orr (1944-2000), Ocasek e Orr fundaram The Cars em 1976, impondo-se como uma síntese elegante de sonoridades new wave cruzadas com uma depurada tradição pop. O tema You Might Think, do primeiro álbum Heartbeat City, poderá ser citado como símbolo fundador do seu sucesso, tendo arrebatado o prémio de video do ano, na primeira edição dos MTV Awards, em 1984. Canções como My Best Friend's Girl, Drive ou Good Times Roll ficaram como momentos marcantes da banda — curiosamente, Drive, porventura a referência mais automaticamente associada à figura de Ocasek, é um tema originalmente cantado por Orr.
Ocasek era casado com a modelo e actriz Paulina Porizkova, que conheceu em 1984, como intérprete do teledisco de Drive. Foi produtor de várias bandas (Weezer, No Doubt, Nada Surf, etc.), tendo também uma significativa discografia a solo — o seu derradeiro álbum, Nexterday, surgiu em 2005.

>>> Teledisco de Drive + Silver (do álbum Nexterday).




>>> Obituário na Rolling Stone.
>>> Site oficial de Ric Ocasek.