quinta-feira, agosto 08, 2019

David Berman (1967 - 2019)

Personalidade emblemática do indie-rock, poeta de muitas formas de angústia, o americano David Berman faleceu no dia 7 de Agosto, sem que tenham sido divulgadas oficialmente as causas da morte — contava 52 anos.
Com Stephen Malkmus e Bob Nastanovich, dois colegas da Universidade da Virginia, Berman fundou os Silver Jews em 1989. Na prática, a visibilidade da banda foi sendo contrariada pelo facto de, pela mesma altura, Malkmus e Nastanovich lançarem um outro projecto, os Pavement, com muito mais impacto comercial. Seja como for, dos Silver Jews ficou uma colecção de seis álbuns exemplares do som indie, sendo American Water (1998) normalmente apontado como o momento mais importante da sua discografia.
A sua existência foi marcada por episódios de depressão e dependência de drogas, tendo tentado suicidar-se em 2003. Directa ou indirectamente, ele próprio associou as suas crises identitárias ao pai, Richard Berman, figura pública dos "lobbies" das indústrias das armas e do álcool. Segundo um tweet do músico Joe Pernice, Berman ter-se-á suicidado.
A notícia da sua morte foi tanto mais chocante quanto, depois de um hiato musical de mais de uma década (o álbum final dos Silver Jews, Lookout Mountain, Lookout Sea, surgira em 2008), Berman tinha relançado a sua actividade, com a designação artística de Purple Mountains, contando com a colaboração de músicos da folk como Jeremy Earl e Jarvis Taveniere — o álbum homónimo está nas lojas desde o dia 12 de Julho; a primeira digressão dos Purple Mountains deveria começar a 10 de Agosto em Kingston, Nova Iorque.

>>> Random Rules (álbum: American Water) + All My Happiness is Gone (Purple Mountains).




>>> Obituário na Rolling Stone.