domingo, agosto 04, 2019

D. A. Pennebaker (1925 - 2019)

[FOTO: The Wall Street Journal]
Figura nuclear na história moderna do documentário, o americano Donn Alan Pennebaker faleceu no dia 1 de Agosto em sua casa, em Long Island — contava 94 anos.
A sua definição profissional e a base conceptual do seu trabalho são indissociáveis de Primary (1960), sobre as eleições primárias dos Democratas no estado do Wisconsin, colocando frente a frente John F. Kennedy e Hubert Humphrey. O uso de material muito ligeiro (câmaras e gravadores de som), emergente na época, contribuiu para a elaboração de um modo de rodagem que viria a ser consagrado com a designação de cinema-verdade. O filme foi produzido e realizado por Robert Drew (1924-2014), sendo Pennebaker responsável pela montagem; a fotografia é de Richard Leacock (1921-2011) e Albert Maysles (1926-2015) — todos eles viriam a confirmar-se como personalidades fulcrais na nova dinâmica documental, a que também pertence o veterano Frederick Wiseman (n. 1930), ainda que não se reivindicando dos mesmos métodos ou valores.
A carreira de Pennebaker viria a ter um capítulo essencial ligado à música. Título fundador desse capítulo é Dont Look Back, entre nós lançado como Eu Sou Bob Dylan: filmado em 1965, nele encontramos um registo multifacetado da primeira e muito polémica digressão de Dylan com guitarras eléctricas (surge habitualmente citado como um filme de 1967, ano do seu lançamento). Pennebaker filmou também, por exemplo, Monterey Pop (1968), sobre o Festival de Monterey de 1967 (Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Who, etc.), Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1973), sobre o derradeiro concerto de David Bowie na sua personagem de Ziggy Stardust, ou Depeche Mode: 101 (1989), acompanhando a banda de David Gahan e o seu concerto final na digressão 'Music for the Masses'.
Muitos trabalhos de Pennebaker são co-assinados com a sua mulher Chris Hegedus (n. 1952), com chancela da empresa de produção que fundaram, a Pennebaker Hegedus Films. The War Room (1993), sobre a campanha presidencial de Bill Clinton, em 1992, valeu-lhes uma nomeação para o Oscar de melhor documentário; o seu derradeiro trabalhou conjunto, Unlocking the Cage (2016), aborda os direitos dos animais. Em 2013, Pennebaker receberia um Oscar honorário.

>>> Trailer de Dont Look Back + a canção Ziggy Stardust, em Ziggy Stardust and the Spiders from Mars.




>>> Trailers de The War Room + Unlocking the Cage.




>>> Michael Moore apresentando o Oscar honorário de D. A. Pennebaker [01-12-2012].


>>> Obituário em The Wrap.
>>> Página sobre D. A. Pennebaker em The Criterion Collection.