sexta-feira, julho 19, 2019

Tom Cruise, "Maverick"

Pete "Maverick" Mitchell, o piloto aviador interpretado por Tom Cruise em Top Gun (1986) está de volta. Não é uma novidade. Em boa verdade, a possibilidade deste regresso começou a ser referida em 2010, com Tony Scott, realizador do original, associado ao projecto. A morte de Scott, em 2012, levou a um impasse que só seria oficialmente superado quando o próprio Cruise, em 2017, confirmou o relançamento da sua personagem e o título da nova produção: Top Gun: Maverick.
Há outra maneira de dizer tudo isto: independentemente dos percalços humanos ou técnicos que determinado projecto possa enfrentar, há produções que passaram a ser mediaticamente geridas como um longo folhetim de notícias em que o mais banal detalhe tende a ser promovido como uma revelação quase mística. Serão filmes "bons" ou "maus" (não é isso que está em causa), mas a sua sistemática visibilidade reduz o resto do mercado a uma paisagem informe em que não reparamos, ou não nos deixam reparar.
Julho de 2019, dia 18 — novo capítulo na história de Top Gun: Maverick: no cenário promocional da Comic Con, em San Diego, Cruise surgiu para apresentar o primeiro trailer do filme. Curiosamente, o evento aconteceu poucos dias depois da data (12 Julho) que chegou a ser agendada para a estreia. Na prática, falta quase um ano para o lançamento: 26 de Junho de 2020. Entretanto, como podemos ver, reina a sedução da velocidade.