Graças a Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood, eis um novo capítulo para uma grande canção.
Mercy, Mercy é um clássico da soul composto por Don Covay/Ron Miller. O seu lugar na história da música popular possui uma dimensão tanto mais lendária quanto a gravação original, por Covay, em 1964, envolveu, nas guitarras, o ainda pouco conhecido Jimi Hendrix.
A canção ocupa também um lugar especial na trajectória dos Rolling Stones, tendo integrado o alinhamento de Out of Our Heads (1965), quarto álbum da banda lançado nos EUA (terceiro no Reino Unido). A 5 de Julho de 1969, dois dias depois da morte de Brian Jones, a banda interpretou-a no célebre concerto de Hyde Park que marcou também a primeira aparição pública de Mick Taylor como elemento dos Stones.
O certo é que, desde essa data, a canção desapareceu das performances dos Stones — até ao dia 3 de Julho de 2019.
No quarto concerto nos EUA integrado na 'No Filter Tour' (FedEx Field, Washington), os Stones regressaram a Mercy, Mercy, celebrando ainda e sempre as suas raízes soul e R&B — meio século mais tarde, é o presente que triunfa.
>>> 2019: Mercy, Mercy + Rocks Off + You Cant Always Get What You Want [video publicado, por exemplo, pela Rolling Stone].
>>> 1969: Mercy, Mercy no Hyde Park.
>>> 1964: Mercy, Mercy, original de Don Covay.
>>> 1965: Mercy, Mercy, do álbum Out of Our Heads.
* * * * *
DON COVAY (1936 - 2015) |