segunda-feira, julho 29, 2019

Brian Eno: música lunar

Título emblemático na discografia de Brian Eno, Apollo: Atmospheres and Soundtracks foi editado em 1983 como banda sonora de um filme de Al Reinert elaborado a partir de materiais de arquivo da NASA sobre as missões Apollo — inicialmente previsto como Apollo, o filme só surgiria em 1989 com o título For All Mankind.
Digamos que se tratou de uma confluência de memórias e criatividade (ainda) enraizada numa visão utópica da conquista do espaço e, em particular, no indizível fascínio de chegar à Lua. Agora que se assinalam os 50 anos dessa chegada — com a Apollo 11, a 20 de Julho de 1969 —, o álbum de Brian Eno reapareceu remasterizado numa extended edition, convocando-nos para a redescoberta daquela que foi também uma extraordinária aventura musical.
Eis dois videos esclarecedores: primeiro, um pequeno filme de Grant Armour sobre a gestação de Apollo: Atmospheres and Soundtracks, com a participação de Brian Eno e os seus dois cúmplices, o irmão Roger Eno e Daniel Lanois; depois, o tema An Ending (Ascent).