quinta-feira, junho 13, 2019

Sylvia Miles (1924 - 2019)

Figura emblemática do universo de Andy Warhol e da noite de Nova Iorque, duas vezes nomeada para o Oscar de melhor actriz secundária, a americana Sylvia Miles faleceu no dia 12 de Junho, em Nova Iorque, na sequência de problemas de saúde agravados ao longo dos últimos anos — contava 94 anos.
Formada no Actors Studio, de seu nome verdadeiro Sylvia Lee, adoptou na esfera profissional o apelido do marido (do primeiro de três casamentos). A sua interpretação em O Cowboy da Meia-Noite (1969), de John Schlesinger, apesar de muito breve — durava seis minutos a cena em que a sua personagem se envolvia, através de uma oferta sexual, com a personagem de Jon Voight —, valeu-lhe uma nomeação para os Oscars. Voltou a ser nomeada, seis anos mais tarde, com O Último dos Duros, adaptação do romance Farewell, My Lovely, de Raymond Chandler, com Robert Mitchum no papel de Philip Marlowe e realização de Dick Richards.
A referência mais lendária da sua filmografia será Heat (1972), título final da trilogia de Paul Morrissey — iniciada com Flesh (1968) e Trash (1970) — produzida por Andy Warhol, com Joe Dallesandro no papel central. Reflectindo um universo afectivo em desagregação, Heat ilustra uma visão céptica, anti-romântica, das relações humanas, afinal transversal à produção made in USA da época, mesmo no interior dos grandes estúdios de Hollywood — o filme chegou a Portugal no pós-25 de Abril, com o título O Cio.
Sylvia Miles trabalhou ainda, por exemplo, sob a direcção de Dennis Hopper (The Last Movie, 1971), Oliver Stone, em Wall Street (1987) e Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010), Susan Seidelman, em Demónio de Saias (1989), em que interpretava a mãe de Meryl Streep, e Abel Ferrara, em Histórias de Cabaret (2007).

>>> Imagens de O Cowboy da Meia-Noite, Heat e Demónio de Saias.






>>> Obituário em The Hollywood Reporter.