domingo, abril 21, 2019

"Uncle Meat", Zappa — 50 anos

Uncle Meat, duplo álbum, quinto registo gravado por Frank Zappa (1940-1993) com The Mothers of Invention, corresponde a uma banda sonora de um filme de ficção científica (?) que nunca foi concretizado. Ou melhor, existe um filme Uncle Meat (lançado em cassete VHS em 1987) que funciona como uma espécie de documentário do projecto que, de alguma maneira, ficou pelo caminho. Nascido da obstinada vontade de desafiar os modelos dominantes de consumo — mas sem os ignorar, convocando elementos do free jazz às raízes do rock'n'roll, passando por admiráveis derivações orquestrais —, constitui uma peça genial de invenção e celebração, ainda e sempre para além de qualquer tempo, moda ou movimento.
Gravado entre Setembro de 1967 e Setembro de 1968, Uncle Meat foi posto à venda no dia 21 de Abril de 1969 — faz hoje 50 anos.

>>> Dog Breath Variations + Uncle Meat: duas faixas do álbum num concerto com o Ensemble Modern, na Alte Oper de Frankfurt, a 17 de Setembro de 1992, sob a direcção do próprio Frank Zappa — foi a sua derradeira performance pública; o respectivo registo seria editado como The Yellow Shark, álbum lançado em Novembro de 1993, cerca de um mês antes do falecimento de Zappa.