sábado, abril 06, 2019

Marvin Gaye: o álbum que esperou 47 anos

Digamos que se trata de um novo álbum de Marvin Gaye (1939-1984). Ou melhor, um velho álbum de Marvin Gaye. Ou ainda: um álbum que nunca existiu. Aliás, que só existe agora, 47 anos passados sobre a sua gravação.
Foi em 1972. Depois do sucesso de What's Going On (1971), Gaye iniciou gravações para um novo álbum, apostado que estava em prolongar as experiências sonoras do registo anterior, lendárias na história da soul, reforçando também a expressão do seu desencanto político face à guerra do Vietname. O lançamento do single da canção-título não correu bem e divergências no interior da própria Motown, sobre o sentido do projecto, conduziram a um impasse... A história regista que um outro clássico, Let's Get It On, surgiria em 1973.
Quase meios século depois, You're the Man é uma colecção de canções que não se distingue pela novidade, já que a maioria foi sendo conhecida através de diversas compilações; isto sem esquecer que o alinhamento surge alargado com algumas remisturas e até mesmo uma canção de Natal (I Want to Come Home for Christmas). Enfim, não vos vamos queixar de tantas "imperfeições" e só podemos saudar o reencontro com a magia de Marvin Gaye — eis o álbum completo, disponibilizado no YouTube.