segunda-feira, abril 29, 2019

Elle Fanning, actriz e cantora

Eis um filme (e também uma banda sonora) marcado pelo genuíno talento de Elle Fanning: Teen Spirit, filme-estreia de Max Minghella na realização, viaja através dos bastidores de um concurso televisivo para jovens cantores — este texto foi publicado no Diário de Notícias (25 Abril).

Para o melhor e, por vezes, para o pior, o espaço televisivo contemporâneo especializou-se em elaborar imagens dos jovens como “aqueles que ganham concursos”... Daí a oportunidade de um filme como Teen Spirit, cujo título remete, precisamente, para os bastidores de um concurso de adolescentes cantores. É, aliás, um título sugestivo (“Espírito adolescente”) que não necessitava do simplismo do subtítulo português (“Conquista o Sonho”), como se todas as actividades do nosso quotidiano não estivessem contaminadas pelas mais variadas expressões anglo-saxónicas...
Max Minghella
Teen Spirit marca a estreia na realização de Max Minghella, inglês, 33 anos (filho de Anthony Minghella, o cineasta de O Paciente Inglês e O Talentoso Mr. Ripley). O menos que se pode dizer é que ele revela o bom senso de não favorecer qualquer visão “generalista” dos consursos televisivos (pró ou contra), preferindo convocar as regras clássicas do melodrama juvenil para encenar os altos e baixos da trajectória da jovem Violet. Ela é, afinal, alguém que reage às limitações do seu espaço social para, na procura de uma redenção afectiva, se envolver num concurso televisivo de canções.
É o puro prazer do espectáculo e da performance que seduz Minghella. Daí que ele seja capaz de introduzir um pequeno grão de areia na narrativa televisiva, celebrando antes a singular energia, primitiva e contraditória, da sua heroína. Fundamental para o dispositivo simples, mas contagiante, de Teen Spirit é a composição de Violet pela talentosa Elle Fanning.
Apenas com 21 anos de idade (celebrados no dia 9 de Abril), Fanning é, de facto, um caso sério de talento. Descobrimo-la, apenas com 2 anos, em I Am Sam (2001), filme em que a sua irmã, Dakota Fanning, interpretava a filha de Sean Penn (Elle surgia nos flashbacks da personagem de Dakota). Mais recentemente, vimo-la, por exemplo, em Maléfica (2014), contracenando com Angelina Jolie numa bela reinvenção do espírito clássico das fábulas, ou no magnífico Mulheres do Século XX (2016), de Mike Mills. Além do mais, em Teen Spirit, é ela que interpreta as suas canções — ei-la recriando Little Bird, de Annie Lennox.