sábado, janeiro 26, 2019

Michel Legrand (1932 - 2019)

Figura maior da história da música no cinema, o pianista e compositoir francês faleceu no dia 26 de Fevereiro, em Paris — contava 86 anos.
... por exemplo, as canções do cinema enchanté de Jacques Demy, para títulos como Os Chapéus de Chuva de Cherburgo (1964) e As Donzelas de Rochefort (1967).
E também The Windmills Of Your Mind, o tema "oscarizado" de O Grande Mestre do Crime (1968), com o par Steve McQueen/Faye Dunaway, sob a direcção de Norman Jewison.
Ou ainda o tema romântico do muito esquecido Verão 42 (1971), de Robert Mulligan, com Jennifer O'Neill.
São apenas algumas referências de uma obra imensa, com músicas compostas para cerca de duas centenas de títulos (filmes e telefilmes), surpreendente pela pluralidade de estilos, muitas vezes marcada pelas raízes jazzísticas do universo de Legrand (colaborou, entre outros, com Miles Davis, John Coltrane e Phil Woods).
O seu legado, de uma só vez clássico e moderno, cerebral e hedonista, constitui um glorioso capítulo à parte na história dos filmes. E tanto mais quanto nunca se submeteu a fronteiras geográficas ou culturais, em permanente ziguezague entre o cinema europeu e a produção de Hollywood. Na sua lista de distinções internacionais constam três Oscars, cinco Grammys, um BAFTA e um Globo de Ouro. A banda sonora do filme póstumo de Orson Welles, O Outro Lado do Vento, tem assinatura de Legrand.

>>> Chanson des Jumelles: Catherine Deneuve e Françoise Dorléac em As Donzelas de Rochefort.

>>> Michel Legrand interpreta a versão francesa de The Windmills Of Your Mind (gravação de 1976).

>>> Com Phil Woods, no Festival Internacional de Jazz de Montreal (2001).

>>> Obituário: Le Monde + The Hollywood Reporter.
>>> Biografia na Radio France Internationale.
>>> Site oficial de Michel Legrand.