terça-feira, janeiro 22, 2019

Memórias de Don Shirley

Don Shirley (1927-2013) é uma daquelas referências da história do jazz que foi ficando enquistada na noção de "talentoso intérprete"... Dito de outro modo: a sua sofisticada arte de pianista merece ser redescoberta e revalorizada.
E não há dúvida que o filme Green Book, de Peter Farrelly, está a contribuir para que isso aconteça. Nele encontramos memórias de um período muito particular da vida pessoal e artística de Shirley, em digressão pelo Sul profundo dos EUA, na década de 1960, tendo como motorista Tony Lip (1930-2013), um italo-americano que viria a desempenhar alguns papéis emblemáticos em cinema e televisão (com destaque para a série Os Sopranos). O racismo que ambos encontram funciona como motor dramático de uma redescoberta, por parte de Shirley, da sua condição de afro-americano; mais do que isso, desencadeia um processo de mútua revelação dos dois homens — Mahershala Ali e Viggo Mortensen são os intérpretes principais.
Escusado será dizer que as performances musicais de Shirley desempenham um papel importante na dinâmica do filme. Eis dois dos seus registos clássicos: Water Boy, um single de 1961, e uma versão de Bridge over Troubled Water, incluída numa antologia de 1972.




>>> Don Shirley no AllMusic.
>>> Site oficial de Green Book.