domingo, dezembro 09, 2018

O vestido de Melania Trump

Este é um video disponível no site do jornal britânico The Daily Mail, registando alguns momentos das cerimónias fúnebres de George H. W. Bush, 41º Presidente dos EUA, falecido no dia 30 de Novembro, contava 94 anos.
O video é especialmente fascinante pelo modo como mostra, numa rara candura de reportagem (sem comentários), as presenças cruzadas de personalidades como Jimmy Carter, Barack Obama, Bill Clinton, Henry Kissinger, Dick Cheney, etc. — desembocando no formalismo protocolar da chegada do casal Trump. Dir-se-ia que assistimos a um bailado sem partitura em que símbolos dos mais variados poderes se expõem na condição de peões vulneráveis, momentaneamente unidos e, de alguma maneira, homogeneizados pelo ritual de reconhecimento da morte de alguém.
De forma sintomática, para o espírito tablóide de The Daily Mail há outras prioridades. O video surge, assim, tratado através de duas temáticas "alternativas":
— primeiro, através da leitura dos lábios dos protagonistas;
— depois, descrevendo minuciosamente as peças (e o respectivo custo) do guarda-roupa de Melania Trump
Como se prova, as diferenças internas do jornalismo não decorrem apenas de qualquer dicotomia transparente verdade/mentira. Fazer jornalismo — e, em particular, ler as imagens do nosso mundo — é sempre um trabalho selectivo de organização de materiais e indução de significados e significações. Para The Daily Mail, aconteça o que acontecer (mesmo a morte de alguém), o mundo é sempre pitoresco.