sexta-feira, novembro 30, 2018

Godard — a imagem e a palavra

Grande acontecimento godardiano!
O cinema Ideal, em Lisboa, vai estrear o filme que Jean-Luc Godard levou a Cannes, O Livro de Imagem, enquadrando-o com outros títulos fundamentais do cineasta, dois deles em reposição em cópias digitais restauradas: O Acossado (1959) e Pedro, o Louco (1965).
O ciclo arranca a 3 de Dezembro, data do aniversário de Godard, facto que justifica o título da iniciativa: '88 anos – 8 dias – 6 filmes'. Em simultâneo, em DVD, são também editadas as duas reposições, a par da reedição dessa obra monumental que é História(s) do Cinema (1988-1998). Em resumo: uma espectacular oportunidade para descobrir ou revisitar o labor artesanal, paciente e obsessivo de um criador sempre em ziguezague entre a vibração da imagem e a crueza da palavra — no limite, trata-se sempre de partilhar com o espectador esse misto de celebração e angústia que leva a perguntar a que história(s) pertencemos.

>>> Trailer de Pedro, o Louco + trailer de O Livro de Imagem + extracto de História(s) do Cinema (4ª parte, 'O controle do Universo': "Pensar com as mãos").






>>> Do arquivo do INA: reportagem sobre a rodagem de Pedro, o Louco.


>>> A primeira fase da filmografia de Jean-Luc Godard comentada num video da plataforma mubi.com/thediscardedimage.