quinta-feira, outubro 04, 2018

CNN vs. Trump

Num comício no Mississipi, no dia 3, Donald Trump achou por bem comentar as declarações de Christine Blasey Ford, a mulher que decidiu tornar público o facto de o senador Brett Kavanaugh ter protagonizado um episódio de agressão sexual contra ela — recorde-se que Trump pretende nomear Kavanaugh para o Supremo Tribunal, tendo Ford respondido no âmbito do inquérito que está a ser conduzido pelo Comité Judicial do Senado dos EUA [The Washington Post].
Na CNN, Brooke Baldwin analisou as palavras e o comportamento do Presidente dos EUA, apontando não apenas o carácter grosseiro da sua postura, em tom de gozo absolutamente insultuoso, mas também o comportamento da multidão que o escuta, incluindo uma criança de rosto indecifrável. Para Baldwin, trata-se de perguntar que país, que moral, que visão do mundo se está a transmitir às novas gerações.
Dito de outro modo: eis como a televisão pode ser mais do que um mero veículo de imagens e sons, distinguindo-se como um método de análise e desmontagem dessas imagens e desses sons.