segunda-feira, agosto 06, 2018

Robert Redford encerra carreira de actor

O COWBOY ELÉCTRICO (1979)
Robert Redford é um clássico — quase seis décadas de carreira, quase 82 anos de idade (a celebrar a 18 de Agosto). Pois bem, o seu classicismo vai ter o seu fecho simbólico: de acordo com declarações à 'Entertainment Weekly', Redford decidiu que The Old Man & the Gun, de David Lowery, será o seu derradeiro trabalho como actor (estreia em Setembro nos EUA, Novembro em Portugal).
Fascinante, é o mínimo que podemos dizer da sua trajectória. Para além dos títulos mais universais da sua carreira — Dois Homens e um Destino (George Roy Hill, 1969), O Nosso Amor de Ontem (Sydney Pollack, 1973) ou Os Homens do Presidente (Alan J. Pakula, 1976) —, encontramo-lo em projectos, não exactamente marginais, embora capazes de desafiar padrões temáticos e dramáticos, indissociáveis das convulsões internas, não apenas de Hollywood, mas da própria sociedade americana. Citemos apenas três exemplos emblemáticos: Perseguição Impiedosa (Arthur Penn, 1966), perturbante crónica social que, além do mais, funcionou como baptismo de fogo num elenco liderado por Marlon Brando; O Cowboy Eléctrico (Sydney Pollack, 1979), por certo um dos mais subtis e inteligentes filmes sobre a decomposição do imaginário clássico do "western"; Peões em Jogo (Robert Redford, 2007), admirável reflexão sobre a dinâmica política dos EUA, tendo como núcleo traumático a intervenção militar no Afeganistão.
É verdade: Peões em Jogo é uma realização do próprio Redford, aliás também um dos intérpretes principais, a par de Meryl Streep e Tom Cruise, além de um jovem talentoso, então desconhecido, chamado Andrew Garfield. A sua obra como cineasta — que inclui também, por exemplo, Gente Vulgar (1980) e Quiz Show (1994) — define uma admirável colecção de ficções, em tudo e por tudo filiada na mais nobre tradição liberal de Hollywood. Boa notícia: apesar de abandonar o trabalho como actor, Redford admite que vai continuar a realizar filmes.

>>> Uma cena de Dois Homens e um Destino + genérico de abertura de Perseguição Impiedosa + trailer de Peões em Jogo.