terça-feira, julho 10, 2018

Tab Hunter (1931 - 2018)

Ídolo da juventude da década de 50, o actor americano Tab Hunter faleceu no dia 8 de Julho, em Santa Barbara, California, vitimado por uma trombose — completaria 87 anos no dia 11.
Dramas como O Monte do Desespero (1956), de Stuart Heisler, musicais como Damn Yankees/Brincadeiras do Diabo (1958), de George Abbott e Stanley Donen, ou westerns como Os Heróis de Cordura (1959), de Robert Rossen, transformaram Hunter num dos jovens actores mais populares dos anos 50, dir-se-ia um "duplo" de James Dean ou uma derivação cinematográfica da sensualidade de Elvis Presley.
Os novos modelos de representação revelados na década seguinte tornaram algo datado o modelo de vedeta que Hunter encarnava, embora tivesse mantido, até finais dos anos 80, uma actividade regular em televisão e cinema — vimo-lo, por exemplo, em A Cidade Submarina (1965), de Jacques Tourneur, O Juiz Roy Bean (1972), de John Huston, ou Polyester (1981), este um clássico do cinema trash de John Waters, com Hunter a contracenar com a lendária drag queen Divine.
A auto-biografia, Tab Hunter Confidential: The Making of a Movie Star, publicada em 2005, funcionou como motor para uma renovada popularidade — nela revelava a sua homossexualidade, recordando a vida dupla que manteve em Hollywood e, em particular, a sua longa relação com o actor Anthony Perkins. O livro serviu de inspiração para o documentário Tab Hunter Confidential, de Jeffrey Schwarz, também lançado em 2005.

>>> Trailer de Polyester + trailer de Tab Hunter Confidential + notícia da morte por The Hollywood Reporter.






>>> Obituário no New York Times.