quinta-feira, julho 19, 2018

Obama sobre Mandela

>>> A história mostra-nos como as pessoas podem ser facilmente convencidas a virar as costas aos que têm um aspecto diferente ou veneram Deus de modo diferente.

BARACK OBAMA

Entre os eventos que têm assinalado o centenário do nascimento de Nelson Mandela — a 18 de Julho de 1918, em Mvezo, uma aldeia da província do Cabo, na África do Sul —, um dos mais extraordinários foi, sem dúvida, o discurso de Barack Obama, em Joanesburgo (16ª edição da chamada 'Nelson Mandela Annual Lecture').
Ao longo de uma hora e vinte minutos, o 44º Presidente dos EUA proferiu muito mais do que um discurso elegíaco. Inspirando-se na herança política e simbólica de Mandela, apresentou uma elaborada reflexão sobre o estado do mundo, reconhecendo as muitas transformações que aconteceram desde o final da Primeira Guerra Mundial até ao tempo globalizado em que vivemos, tecendo considerações analíticas capazes de integrar dados tão diversos como as formas de poder das elites económicas ou o papel contemporâneo dos meios de comunicação. Vale a pena escutar a reflexão de Obama para além dos soundbytes que circularam — eis a sua intervenção integral, em registo da SABC News.