sábado, junho 30, 2018

Charles Lloyd + Lucinda Williams

Eis uma das pérolas musicais deste ano de 2018. Prolongando uma fascinante aliança criativa, o saxofonista Charles Lloyd e a cantora folk Lucinda Williams apresentam um maravilhoso álbum, Vanished Gardens, que pode ser condensado numa noção muito simples: o jazz expõe-se à contaminação de outras linguagens tradicionais, ainda e sempre reinventado os enigmas da sua energia.
Lloyd, convém sublinhar, surge na companhia dos fiéis The Marvels, colectivo de excelência integrando Bill Frisell (guitarra), Greg Leisz (pedal steel), Reuben Rogers (baixo) e Eric Harland (bateria). Em metódico ziguezague, o alinhamento vai alternando as faixas instrumentais com as canções de Williams, uma delas, We’ve Come Too Far To Turn Around, inédita. Há também três novos temas de Lloyd, uma magnífica versão de Monk’s Mood, de Thelonious Monk, com o dramatismo da voz de Williams a encerrar o álbum numa vibrante recriação de Angel, de Jimi Hendrix.
Eis a versão que Lloyd e Williams gravaram em 2017 do clássico Masters of War, de Bob Dylan (não incluída neste álbum); segue-se um diálogo entre os dois sobre Vanished Gardens.




>>> Sites oficiais: Charles Lloyd + Lucinda Williams.