segunda-feira, fevereiro 12, 2018

John Gavin (1931 - 2018)

PSICO (1960)
Foi Sam Loomis, o namorado de Marion Crane (Janet Leigh) em Psico (1960), de Alfred Hitchcock: o actor americano John Gavin faleceu no dia 9 de Fevereiro, na sua casa de Beverly Hills, na sequência de complicações surgidas por causa de uma pneumonia — contava 86 anos.
Revelado em meados da década de 50 como "sucessor" de Rock Hudson, em boa verdade manteve-se sempre com o estatuto de secundário, sem aura de estrela. Nesse registo, foi um modelo de competência, sabendo adequar o seu estilo minimalista às mais diversas personagens, desde logo em dois admiráveis melodramas de Douglas Sirk: Tempo para Amar e Tempo para Morrer (1958) e Imitação da Vida (1959), o primeiro dos quais lhe valeu um Globo de Ouro de revelação. No mesmo ano de Psico, trabalhou sob a direcção de Stanley Kubrick em Spartacus, assumindo a personagem de Júlio César.
Como aconteceu com muitos outros actores ligados ainda aos modelos clássicos de Hollywood, a sua carreira foi-se orientando mais para a televisão, embora tenha tido ainda participações de alguma importância em Millie, Rapariga Moderna (1967), de George Roy Hill, e A Louca de Chaillot (1969), de Bryan Forbes. No princípio dos anos 70, a par de alguma actividade no teatro, chegou a ser considerado como uma séria hipótese para interpretar James Bond. Foi presidente do Screen Actors Guild (1971-73). No período 1981-86, já sem qualquer actividade em cinema ou televisão, desempenhou funções de embaixador dos EUA no México.

>>> Tralier de Spartacus.


>>> Obituário no New York Times.