sexta-feira, janeiro 26, 2018

Mark E. Smith (1957 - 2018)

FOTO: NME
Fundador do grupo pós-punk The Fall, o inglês Mark E. Smith faleceu no dia 24 de Janeiro, em Londres, depois de doença prolongada — contava 60 anos.
Fortemente influenciado pelos Sex Pistols, Smith criou The Fall em 1976. Da composição à voz, tornar-se-ia o seu símbolo dominante: depois de mais de três dezenas de álbuns, era mesmo o único membro original a manter-se na banda. Através de um som agreste, poemas entre desencanto e sarcasmo, por vezes em tom de spoken word, The Fall foi definindo um universo alternativo atravessado por muitas referências críticas às convulsões sociais e políticas. Aquele que é agora o seu derradeiro álbum, New Facts Emerge, surgira no Verão de 2017, numa altura em que Smith já tinha a sua saúde muito comprometida, tendo mesmo participado em alguns concertos a cantar numa cadeira de rodas — o seu último aparecimento público ocorreu no palco do Queen Margaret Union, em Glasgow, a 4 de Novembro de 2017.

>>> Wings, canção de 1983, ano do álbum Perverted by Language, apenas incluída na respectiva reedição de 1998 + notícia da morte pela ITV.




>>> Obituário no jornal The Guardian.