quarta-feira, outubro 25, 2017

Walter Lassally (1926 - 2017)

Nascido na Alemanha, foi um notável director de fotografia, primeiro no cinema britânico, depois em Hollywood: Walter Lassally faleceu no dia 23 de Outubro, em Creta, na Grécia — contava 90 anos.
A sua família de origem judaica fugiu ao nazismo, fixando-se em Inglaterra. O trabalho do pai, sobretudo na produção de documentários industriais, conduzindo-o ao mundo do cinema, começando a trabalhar nos Riverside Studios, em Londres. Associado ao documentarismo do free cinema e às ficções da "nova vaga" britânica, o seu nome surge em alguns dos respectivos títulos fundamentais, incluindo We Are the Lambeth Boys (1959), de Karel Reisz, The Loneliness of the Long Distance Runner (1962) e Tom Jones (1963), ambos de Tony Richardson.
Com o muito popular Zorba, o Grego (1964), de Michael Cacoyannis, Lassally entrou na elite de Hollywood, arrebatando o Oscar de melhor fotografia a preto e branco (na altura, preto e branco e cores eram duas categorias autónomas). Entre os seus trabalhos mais notáveis incluem-se ainda, por exemplo, Selvagens (1972), de James Ivory, Memórias de Uma Sobrevivente (1981), de David Gladwell, Verão Indiano (1983) e As Mulheres de Boston (1984), ambos de novo de James Ivory. Em 1987, publicou a auto-biografia Itinerant Cameraman; desde meados dos anos 90, vivia em Stavros, na ilha de Creta, na zona onde foi rodado Zorba, o Grego .

>>> Trailers de Tom Jones e Zorba, o Grego.




>>> Obituário no jornal The Guardian.